Junho Vermelho

Junho Vermelho
0 14 de junho de 2017

O dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, visa lembrar a população sobre a importância da doação de sangue.
Com esse objetivo foi criado o Junho Vermelho, que procura incentivar doadores a comparecerem aos bancos de sangue para realizar doações.
Segundo o Movimento paulista Eu Dou Sangue – www.eudousangue.com.br – a queda na temperatura é um dos fatores que contribuem para a redução dos estoques. Segundo eles, os hemocentros sofrem uma redução de até 30% em seus estoques.
De acordo com o Hemocentro de Ribeirão Preto, que atende Matão e mais de 200 cidades do norte e do oeste do Estado de São Paulo, no dia 12 de junho de 2017 o estoque era de apenas seis bolsas de sangue “A” negativo, sendo que precisa de 44 por dia. Já o estoque de “O” negativo, que é doador universal, não possui bolsas, sendo que são necessárias até 77 por dia.
Os matonenses tiveram a oportunidade de doar sangue no último dia 3 de junho de 2017, quando a equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto esteve na cidade para a coleta de 250 bolsas de sangue, com o apoio do Hospital Carlos Fernando Malzoni. A coleta foi feita na Escola Municipal Adelino Bordignon.
Para quem perdeu essa oportunidade, veja os endereços onde poderá praticar este ato de amor:


Fonte: Secretaria da Saúde – Governo do Estado de São Paulo – www.saude.sp.gov.br

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras mínimas, que visam garantir a segurança e proteção do receptor e ao doador. Basicamente, o doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Para saber mais sobre os requisitos, acesse o site do Pró Sangue:
www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao
Outras informações, ligue Alô Pró-Sangue pelo 0800 55 0330.

Aumentar Fonte
Auto Contraste