Dicas de alongamentos

Dicas de alongamentos
0 26 de maio de 2015

O corpo é constituído por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Os músculos são os motores que tracionam os tendões, que movimentam os ossos e fazem o corpo se mover. Para a realização das tarefas diárias, os músculos passam o dia todo recebendo estímulos da contração que, associados às tensões da vida moderna, fazem com que eles encurtem. Este encurtamento acaba apertando osso contra osso, provocando problemas como dores e deformações. Para manter as articulações em boas condições é preciso fazer exercícios e alongamentos.

Por que se alongar?

– reduz a tensão muscular, promovendo o relaxamento;

– evita câimbras;

– evita lesões nos músculos e articulações;

– promove movimentos amplos e soltos;

– melhora a circulação do sangue;

– aumenta a flexibilidade;

– fortalece ligamentos e tendões;

– e auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável.

Dicas importantes

– nunca é tarde para começar a fazer alongamentos;

– não espere as dores chegarem e, se chegaram, inicie já;

– independentemente da idade, todas as pessoas devem fazer exercícios;

– alongue-se sempre que puder, antes de se levantar, de se deitar, enquanto assiste à TV e antes          de qualquer atividade física;

– procure relaxar enquanto se alonga;

– não ultrapasse seu limite a ponto de sentir dor durante os exercícios;

– permaneça de 15 a 30 segundos esticando em cada posição, se não sentir dor;

– o conforto chega com o tempo, a melhoria é em longo prazo;

 

 

alongamento

Respiração: respire de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço.

Alongue cada parte do corpo um tempo de 15 a 30 segundos, sempre com os dois lados, direito e esquerdo.

Postado em Dicas de Saúde
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